Veja como anunciar no Facebook de forma efetiva!

 

O Marketing Digital tem possibilitado uma diversidade de estratégias para que empresas, independentemente do porte, possam fazer o seu plano de marketing digital de acordo com o orçamento disponível. Neste post, você vai ver como anunciar no Facebook é fácil e cabe no seu bolso. Confira!

Passo a passo de como anunciar no Facebook

Primeiramente, é preciso que você tenha um perfil no Facebook para gerenciar a página da sua empresa ou uma página pessoal. Importante: empresas não podem ter perfis, somente páginas. Veja aqui como criar uma página.

Conheça o processo para criar um anúncio:

Definição do seu objetivo

No seu perfil, na seta próxima ao tema “Página Inicial”, entre em “Gerenciador de Anúncios”. O Facebook vai abrir a janela de criação de campanha e solicitar que você escolha o seu objetivo.

De acordo com o seu propósito, o Facebook indica qual tipo de anúncio é mais adequado. Entre as opções, você pode escolher cliques que levem ao seu site, curtidas na página do Facebook, instalações de aplicativos, entre outras.

Segmentação do público

Esta é a próxima etapa da sua campanha. O Facebook te dá informações sobre os usuários, desde localização geográfica, até gênero, interesses e acontecimentos da vida.

A partir dessas informações, você forma o seu público-alvo e, ao mesmo tempo, confere a probabilidade de pessoas atingidas. O Facebook coloca, ao lado direito, um marcador indicando se o alcance da sua campanha é específico (o que é bom) ou se é amplo (o que pode diminuir suas chances de conversão).

Indicação do orçamento e programação

Rolando a tela, abaixo da segmentação de público, você consegue definir o quanto quer gastar por dia e colocar uma data inicial e final de veiculação, como também definir o pagamento apenas quando o usuário clicar no seu anúncio.

Ao lado direito, há um marcador que marca uma estimativa do alcance diário do seu anúncio. Tenha ele como base para calcular o período ideal de veiculação.

O Facebook é bastante intuitivo e há opções de configurações automáticas — para iniciantes — e avançadas, normalmente utilizadas por profissionais de marketing digital.

Criação do anúncio

É muito simples criar uma arte de anúncio no Facebook e não é preciso ser designer para isso. Há opções de imagens, criação de slides e vídeos, você escolhe.

Você insere a imagem e o texto, e uma prévia é formada ao lado para que você visualize como seu anúncio está ficando, em dispositivos móveis e em desktop.

Formas de visualização do anúncio

Com a campanha criada, você vai indicar onde gostaria que seu anúncio seja visualizado, no feed de notícias para desktop, na coluna da direita (posição apenas para desktop) e/ou no feed de notícias para mobile.

Como gerenciar seu orçamento

No Facebook, você tem total controle do quanto quer gastar e de que forma você quer ser cobrado pela sua campanha. Isso mesmo, você diz para o Facebook o valor máximo que você está disposto a pagar e, quando a sua campanha chegar no valor, a veiculação para.

Orçamento diário

Nesta opção, você vai indicar quanto quer pagar por dia. Por exemplo: sua campanha está definida para veicular por 10 dias e você tem R$ 1 mil como orçamento. Então o orçamento diário será de R$ 100.

Orçamento vitalício

Este modelo é indicado para quem já tem mais experiência no gerenciamento de anúncios, porque aqui você indica quanto tem de orçamento durante o período total de campanha e não define o gasto diário. O problema é que, se você não planejar bem a sua campanha ou tiver um orçamento baixo, tudo pode ser gasto logo no primeiro dia.

A vantagem do orçamento vitalício é que, se num determinado horário do dia o Facebook perceber que seu anúncio está convertendo, ele tende a veicular mais, então as chances de sucesso podem ser grandes.

Agora que você já sabe como anunciar no Facebook, aproveite também para conhecer outras formas de anunciar com o Marketing Digital nos posts sobre Google Adwords e Twitter Ads.

Participe, deixe um comentário no post com suas dúvidas e sugestões!

 

Douglas Gaspar

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