O que são e como funcionam os links patrocinados?

Links patrocinados são anúncios feitos na internet por meio de diferentes canais. Eles podem ter diferentes objetivos, seja para divulgar seu site, seus produtos, promoções, eventos, entre outros. A principal ferramenta utilizada para fazer links patrocinados é o Google Adwords. Certamente você já viu na página de resultados os primeiros itens mostrados com uma marcação de “anúncio”.

Os links patrocinados são a melhor forma de atrair um público de forma rápida e assertiva, além disso, é possível segmentar os usuários que verão seus anúncios, acompanhar diariamente os seus gastos e manipular orçamentos.

Neste post, você vai conhecer algumas das possíveis ferramentas e como cada uma delas funciona. Confira!

Links patrocinados em buscadores: Google, Yahoo e Bing

Nos buscadores, o seu anúncio fica no topo da página, acima dos resultados orgânicos. Eles são classificados e exibidos aos usuários que realizam pesquisas por meio de palavras-chave escolhidas no momento de criação da campanha.

O processo é simples, toda vez que você criar uma campanha, você vai indicar quais as palavras-chave que têm relação com o conteúdo do anúncio e com a página de destino, ou seja, o link de redirecionamento.

As palavras têm um custo que varia de acordo com a concorrência e o ramo do negócio ou atuação. Você escolhe qual o público quer atingir e o orçamento, ou seja, quanto quer pagar e de que forma, como a cada clique no anúncio, por exemplo.

As vantagens são: maior conversão; custo-benefício; maior segmentação; destaque na página dos buscadores e melhor posicionamento da marca.

Links patrocinados em mídias sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram

Nas mídias sociais, você vai encontrar a abreviação Ads, como Twitter Ads, por exemplo. Trata-se da mesma estratégia de links patrocinados dos buscadores: você cria anúncios, segmenta o público, define o orçamento e o seu anúncio ganha destaque diante das publicações orgânicas.

O diferencial é que, enquanto nos buscadores os links são de websites, preferencialmente, nas mídias sociais é possível criar anúncios com outros objetivos, como conseguir mais fãs para uma página do Facebook ou o download de aplicativos.

Links patrocinados em portais, blogs e websites

Outra forma de fazer links patrocinados é por meio das campanhas de display. São espaços de divulgação que portais, blogs e websites disponibilizam por meio do Google AdSense.

Assim, quando você cria uma campanha de display no Google Adwords, ele localiza qual o espaço que se identifica mais com o seu público e palavras-chave e o coloca naquele canal.

Quando um usuário daquele blog, por exemplo, clica em um dos seus anúncios, uma porcentagem do valor da campanha é disponibilizada ao proprietário daquele blog por meio do Google AdSense.

Links patrocinados em vídeos do Youtube

O Youtube também abriu espaço para anúncios. Eles são exibidos no início dos vídeos que possuem alto número de visualizações.

Assim como nos demais tipos de links patrocinados, neste canal também é possível definir o orçamento no modo diário, podendo alterar as definições quando achar necessário.

A vantagem é que você só paga quando alguém interage no seu anúncio, ou seja, quando ocorre o clique. Os anúncios possuem 30 segundos de duração.

Outra grande vantagem dos links patrocinados é que todos os resultados são mensurados e as ferramentas geram relatórios totalmente confiáveis e bem detalhistas.

Ficou alguma dúvida sobre como funcionam os links patrocinados? Deixe um comentário, participe!

Douglas Gaspar

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