Marketing Digital para negócios locais: funciona mesmo?

Muitas vezes o marketing digital é visto como uma ação que só funciona no universo on-line. Por outro lado, as pessoas vêm incorporando no seu dia a dia hábitos intimamente ligados à web e que influenciam fortemente o estilo de vida da sociedade. De qualquer forma, uma dúvida ecoa na mente de boa parte dos empreendedores: será que o marketing digital para negócios locais realmente gera resultados?

Para responder a essa pergunta, reunimos alguns dados que mostram o impacto das redes sociais, dos mecanismos de busca e de outras ferramentas que podem impulsionar os negócios locais de maneira eficiente e com baixo custo. Fique de olho:

O avanço da navegação mobile aumenta o número de buscas locais

Neste ano, as buscas realizadas em dispositivos móveis vão ultrapassar as feitas em computadores, o que significa mais gente fazendo pesquisas nas ruas do que sentados em uma mesa em casa ou no escritório. O que elas estão procurando?

Dados apontam que 3 em cada 5 consumidores estão procurando empresas locais. É como as antigas listas telefônicas, só que muito mais prático e rápido, afinal, os estabelecimentos comerciais estão a um clique de distância para qualquer usuário que conta com um celular com um navegador web e um pacote de rede de dados.

A importância das buscas on-line é maior do que você poderia imaginar. Você sabia que o dinheiro vindo dos anúncios on-line em mecanismos de buscas representa a maior fatia da receita do gigante de buscas chamado Google? E os resultados são excelentes também para os anunciantes: 88% dos consumidores que pesquisam estabelecimentos locais via smartphone acabam ligando ou visitando pessoalmente essas empresas.

Para se destacar entre os concorrentes, é necessário investir no SEO, faceta do marketing digital voltado para o desempenho de sites nos rankings de mecanismos de buscas.

As redes sociais são fundamentais para os negócios locais

Já ouviu falar de Foursquare? Essa rede social é completamente baseada nos locais visitados pelas pessoas, que fazem check-ins para avisar aos seus amigos onde estão e podem deixar dicas e notas a respeito das suas experiências para os outros usuários.

Com essa mesma pegada, há o Yelp — que é muito conhecido quando o assunto é avaliação e indicação assinadas por usuários — e o TripAdvisor — cujo foco é direcionado para turistas que querem indicações das pessoas que conhecem as melhores atrações de cada destino.

Obviamente a reputação é importantíssima para obter bons frutos dessas e de outras redes sociais — o que, na era da comunicação on-line, se tornou indispensável de qualquer maneira.

Boas avaliações e reviews positivos podem, sim, atrair novos consumidores e aumentar o fluxo do seu negócio local sem custo algum com publicidade.

Outra ferramenta essencial de marketing digital para negócios locais é o Google Meu Negócio, uma central na qual se configura o endereço correto da sua empresa (é o mesmo que vai aparecer nas buscas do Google Maps) e a sua página no Google +, que vai receber comentários e avaliações feitas nessas plataformas. Não deixe de investir algum tempo nesta ferramenta, pois é indispensável para negócios locais!

O marketing digital é uma forma barata e eficiente de manter contato com clientes

Sabemos que o relacionamento é uma das principais características a serem trabalhadas em negócios locais em busca de uma boa reputação e ganho de clientela a partir da propaganda boca a boca. Acontece que, hoje em dia, esse “boca a boca” não acontece só nas rodas de conversas presenciais mas também:

  • nas redes sociais;
  • nas mensagens de texto;
  • nos fóruns;
  • nos sites;
  • e nas dicas e avaliações deixadas pelos usuários.

Se o seu consumidor já se comunica por meio da web, por que a sua empresa também não deveria? Além das redes sociais mais populares, como o Facebook e o YouTube, aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp também são ferramentas usadas para vender e informar clientes, levando o relacionamento com o cliente a um nível jamais vivenciado até então.

Essa situação é boa para todos. O consumidor tem a praticidade e a rapidez das ferramentas digitais ao seu favor, enquanto empresas gastam menos com publicidade tradicional (como a panfletagem e os carros de som) e se tornam mais eficientes na hora de satisfazer a clientela.

Os anúncios também são bons para os negócios locais

Já falamos sobre as ferramentas gratuitas e sobre a economia de custos com publicidade (o que é verdade, acredite). Para além disso, os anúncios on-line também trazem boas oportunidades para os negócios locais!

O próprio Google AdWords tem ferramentas específicas para anunciantes que querem levar mais fluxo de consumidores à sua loja, como extensões de local (que incluem localização no mapa para resultados de buscas em localidades específicas) e extensões que permitem fazer uma chamada diretamente para o telefone da empresa. Basta um clique a partir da página de resultados.

Ou seja, anunciar on-line também é uma boa para impulsionar negócios locais e se destacar da concorrência de maneira inteligente e dinâmica.

O marketing digital para negócios locais funciona

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que a resposta é: “sim, e muito!”. Os negócios locais têm se tornado o foco das empresas digitais e das redes sociais, uma vez que todos perceberam a sua importância para a economia da web como um todo.

Vamos aceitar a verdade: fazer marketing digital hoje em dia não é mais uma escolha, é indispensável. E para os negócios locais isso não só é verdade como também é um diferencial a ser buscado. Esse é o momento para sair na frente dos concorrentes e ocupar a fatia de mercado que a sua empresa merece.

Agora que você começou a entender o potencial do marketing digital para o seu negócio, seja ele local ou não, é preciso continuar lendo sobre o assunto. Só assim você vai conseguir obter os melhores resultados por meio dessas ferramentas.

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Douglas Gaspar

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