Instagram Ads: como funciona e como anunciar por lá!

O Instagram é uma rede social baseada em imagens e vídeos de curtíssima duração que pode ser acessada principalmente por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A rede é uma das mais populares atualmente e já está sendo usada por muitas empresas no mix de marketing digital. Porém, ainda existem muitas pessoas que desconhecem os Instagram Ads, que são os anúncios pagos da plataforma. E é justamente sobre eles que falaremos no post de hoje. Se interessou? Então continue lendo!

Como funcionam os Instagram Ads?

A rede social disponibilizou alguns formatos para seus anúncios, todos acompanhados de botões que estimulam a interação do seguidor. Os formatos são fotos, vídeos e carrossel. Nos dois primeiros casos, o nome já deixa claro: são imagens estáticas ou vídeos que permitem um link. Já o carrossel permite um nível de profundidade maior: o anunciante pode colocar de duas a quatro imagens em um mesmo anúncio. O seguidor, então, tem a opção de arrastar o dedo na tela para ver as outras figuras e clicar nelas.

Como é feito o pagamento pelos anúncios?

O Instagram cobra através de duas modalidades. Uma delas é o CPC, ou Custo Por Clique, em que o valor pago é por clique recebido. A outra forma de cobrança é o CPM, ou Custo Por Mil impressões. A melhor a escolher dependerá do anunciante e de qual o objetivo das suas campanhas.

Dicas para fazer uma boa campanha em Instagram Ads

Defina objetivos, indicadores de desempenho e cronograma de campanha

O primeiro passo é definir os objetivos e metas da sua campanha. Uma vez sabido o que se quer atingir, ficará mais fácil decidir como chegar lá. É isso que guiará o conteúdo da campanha e a medição de resultados, permitindo saber o que é que dá mais certo para fazer melhorias. A própria plataforma disponibiliza relatórios com o desempenho das campanhas.

Mas podemos dar algumas dicas de boas práticas em anúncios como estes, para evitar erros comuns. É importante, antes de tudo, deixar bem claro no perfil da marca que trata-se de uma página feita pela sua empresa, portanto não selecione um nome de usuário que nada tenha a ver com a marca e nem uma imagem de perfil que não remeta diretamente a ela.

Capriche no conteúdo

Na hora de selecionar o conteúdo das imagens, não deixe de considerar a identidade da marca, os seus valores, aquilo que a empresa defende em suas campanhas de marketing. Além disso, selecione fotos de acordo com as preferências do seu público. Aqui entra novamente a importância do monitoramento. Saber ouvir o feedback dos seguidores é fundamental para aprimorar cada vez mais o conteúdo.

Caprichar nas legendas e usar hashtags também é importante. Evite textos longos demais e envie mensagens claras e de acordo com o objetivo de cada anúncio. Usar hashtags que estão na moda ou hashtags exclusivas ajuda a fazer com que mais pessoas encontrem a página da sua empresa.

Se aprofunde no tema

Essas são algumas dicas de como usar o Instagram Ads. O próprio Facebook (empresa que é dona do Instagram) possui uma central de ajuda com esclarecimentos detalhados sobre cadastro, pagamento, como analisar os resultados, dentre muitos outros tópicos. Vale a pena conferir e se aprofundar no assunto.

E então, depois desse post, entendeu um pouco mais sobre como funcionam os Instagram Ads? Então chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer seus anúncios! Se ficou com dúvidas ou quer compartilhar suas impressões sobre esse tema, não se esqueça de deixar aqui o seu comentário!

Douglas Gaspar

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