Google meu negócio: como usá-lo para aumentar suas vendas

Toda empresa que deseja crescer e aumentar suas vendas não pode ignorar a importância de ter uma presença online. Conectar seu negócio aos clientes e fazer com que eles encontrem sua empresa mais facilmente é primordial para quem está na web. A propósito, o Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita capaz de atender exatamente a esses objetivos.

Neste post nos aprofundaremos mais sobre o Google Meu Negócio. Você verá como ele funciona, as vantagens para sua empresa e como tirar proveito dessa ferramenta para atrair mais clientes. Continue acompanhando!

Entenda o que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google (pode ser acessada aqui) feita para conectar empresas e consumidores. Essa plataforma é acionada quando o público pesquisa por estabelecimentos, produtos, serviços e marcas nas Pesquisas do Google, no Google Maps ou no Google+.

O Google Meu Negócio, em sua essência, não é novo. Ele é uma espécie de upgrade e unificação de outras ferramentas, como o Google Places e os perfis de empresa no Google +. Agora tudo passa a ser gerenciado de um lugar só, facilitando a vida dos gestores e também do público.

Saiba como funciona e para quem se destina

No Google Meu Negócio, durante o cadastro, o usuário deve preencher informações fundamentais para fazer com que o Google o aproxime dos potenciais clientes. São dados como:

  • Nome do negócio;
  • Endereço completo do estabelecimento (se houver loja física);
  • Site da empresa (é possível cadastrar-se mesmo se não tiver, mas é sempre bom reforçar sua presença com um site);
  • Telefones para contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Categoria de empresa.

Outras informações, como a descrição da loja e fotos do estabelecimento, podem ser adicionadas posteriormente no seu perfil do Google +. Aliás, vale ressaltar que, ao terminar a inscrição no Google Meu Negócio, automaticamente é criada uma conta no Google + voltada exclusivamente para empresas.

Pelo Google Maps são adicionadas automaticamente a localização do seu estabelecimento no mapa, bem como as rotas de chegada, a situação do trânsito e os transportes públicos mais recomendados para o público no momento da pesquisa.

Feito para todas as empresas

O mais legal do Google Meu Negócio é a possibilidade de promover empresas gratuitamente, sendo acessível para empreendimentos de todos os tamanhos.

A ferramenta pode ser usada não só por lojas físicas e varejistas, mas também por prestadores de serviço e negócios online. Vamos a alguns exemplos:

  • Negócios locais: todas as empresas com uma sede física, como restaurantes, academias, lojas, pizzarias, escolas, hotéis, pousadas, agências, etc.
  • Prestadores de serviço: para essa categoria, a área de cobertura do serviço deve ser informada. Os táxis, serviços de reparo e delivery de comidas se enquadram nesse segmento.
  • Negócios online: e-commerces, sites e blogs.

Exemplo prático

Suponhamos que você administre um restaurante na Barra da Tijuca (bairro da cidade do Rio de Janeiro). Um usuário, que estiver andando pelo bairro ou próximo a ele, acessa o Google e pesquisa por “restaurante”. Nessa hora, o Google Meu Negócio entra em ação para promover os estabelecimentos cadastrados, inclusive o seu, entre os primeiros resultados da busca. Isso acontece porque a ferramenta leva em conta a localização do seu possível cliente no momento da pesquisa e mostra as opções próximas a ele.

Nesses resultados poderão ser exibidas algumas informações básicas, como a localização no mapa, endereço e avaliação feita pelos clientes (por notas entre 1 a 5).

Caso ele pesquise diretamente pelo nome do seu restaurante, dados mais completos são exibidos. Além das informações citadas no parágrafo anterior, são adicionados o horário de funcionamento, fotos, quantidade de seguidores no Google +, postagens recentes na rede social, dentre outras.

Conheça os principais benefícios dessa plataforma

Torna seu negócio mais fácil de ser encontrado

A partir do momento que sua empresa está no Google, as chances dele ser encontrado aumentam muito. É o motor de busca mais usado no mundo e bilhões de pessoas, inclusive as que estão próximas ao seu negócio, usam o Google para pesquisar por soluções para as suas necessidades.

Para negócios locais é uma plataforma bastante útil. Esses estabelecimentos passam a aparecer para clientes que mal sabiam que perto deles havia uma empresa que atendesse a sua demanda. O melhor é que essa chegada é facilitada, por meio de rotas de trânsito, formas de contato e a possibilidade ser encontrado por pesquisas feitas por dispositivos móveis, por exemplo.

Permite a interação com o público

Os clientes possuem a sua parcela de participação nessa ferramenta. Eles são responsáveis por fazer reviews sobre a experiência em sua loja ou com o serviço prestado. Esse feedback do público é relevante porque influencia a tomada de decisão de outros consumidores que têm contato com seu negócio pela pesquisa.

Além do mais, você pode interagir com esses clientes que fazem as avaliações e com os seus seguidores pelo Google +. Assim, você se mantém conectado e mais próximo do público.

Centraliza o gerenciamento

Com o perfil no Google + você poderá gerenciar suas configurações, fazer novas postagens, publicar fotos, atualizar informações e monitorar seu desempenho diretamente por um único painel na rede social.

Outro recurso interessante é o app do Google Meu Negócio, disponível para download para sistemas Android e iOS. A mobilidade é importante caso você circule muito fora da empresa e esteja sempre conectado ao smartphone ou tablet.

Aplique as melhores práticas para vender mais

Como toda ferramenta que faça sua empresa posicionar-se melhor nas buscas do Google, há o potencial para crescer o número de pessoas que conheçam o seu negócio, visitem ele e, consequentemente, comprem suas ofertas. No entanto, as coisas não acontecem assim tão naturalmente. Logo, algumas medidas devem ser aplicadas para aumentarem suas chances de venda. Confira:

Mantenha suas informações atualizadas

O seu perfil no Google + pode e deve ser usado para atualizar os dados da sua empresa, principalmente o endereço e os meios de contato. Essa é a garantia de que os clientes sempre encontrarão o seu negócio sem dificuldades.

Monitore as atividades dos clientes

O painel do Google + também fornece insights para os gestores e notificações de novos comentários. O primeiro recurso traz dados baseadas em métricas relevantes, como a quantidade e a origem das visualizações, assim como o número e os locais de cliques quando sua empresa é mais explorada nos resultados. O segundo serve para manter você atualizado sobre a interação de clientes com o seu perfil e em suas postagens.

Acompanhar toda essa movimentação é importante para entender como age o público interessado no seu negócio e, assim, aprimorar seus processos e estratégias de comunicação, relacionamento e vendas.

Converse com o público

Mais do que só monitorar, é interessante participar junto com os clientes. Caso alguém escreva uma avaliação sobre a sua empresa, responda agradecendo pelo feedback e até mesmo perguntando o motivo da nota.

Caso prefira, você pode migrar as conversas dos comentários e do Google + para o Hangouts. Através dessa ferramenta você pode dialogar com seus clientes pelo chat de texto ou abrir uma transmissão de videoconferência com eles.

O Google Meu Negócio é uma plataforma que só traz benefícios para todas as empresas cadastradas. Primeiro porque é gratuita, ou seja, quem está dentro não tem nada a perder. Segundo porque promove o seu empreendimento para as pessoas certas, as quais têm interesse nas suas ofertas. Terceiro, e mais importante, porque dá uma identidade completa para o seu negócio na internet, com tudo que é necessário para o público chegar até você. Em resumo, fortalece sua presença na web.

Se você gostou desse post, certamente se interessará pelo nosso e-book: Conquistando mais clientes com o Google. Prepare-se para ter um salto de performance em seu negócio. Nele, você aprenderá os segredos para utilizar o Google Meu Negócio para promover sua empresa na internet, destacar-se frente à sua concorrência e aumentar suas vendas!

Douglas Gaspar

Olá, você está na parte mais linda do nosso porAtal, a área do design. Aqui comigo você vai aprender tudo sobre design para conversão, notícias, novidades
Fechar Menu