Google Adwords: 5 métricas para prestar atenção

O Google Adwords é uma ferramenta que tem grande capacidade de analisar e comparar dados. Isso ajuda a trazer vários insights para otimizar o desempenho dos links patrocinados e campanhas que você tem na plataforma, mas você sabe para quais métricas deve direcionar a atenção? Há muitas para avaliar e cada uma tem o seu valor, mas algumas têm um papel mais importante e precisam ser mensuradas periodicamente, por isso, foque nos seus objetivos.

É necessário ter métricas que avaliem o resultado de cada meta, assim você consegue ver se está perto de atingir os seus objetivos ou se é preciso corrigir a rota. As 5 métricas que podem te ajudar nisso são as que apresentaremos a seguir:

Taxa de cliques

A taxa de cliques é uma métrica que revela como está o desempenho da sua campanha e também a dos seus concorrentes. Ela é chamada de Click Through Ratio (CTR) ou até mesmo, taxa de conversão, sendo o resultado de uma divisão entre número de cliques nos seus anúncios pelo número de ocasiões que eles foram exibidos nas buscas.

Quando o CTR aumenta, quer dizer que você está na frente dos seus concorrentes. Essa métrica influencia em algumas outras que também são importantes no Google Adwords.

Tenha em mente que quanto maior for a CTR da sua campanha, menor será o seu custo por clique (CPC), outra métrica que veremos agora.

Custo por clique (CPC)

O CPC serve tanto para controlar o orçamento, quanto para revelar a qualidade dos seus anúncios. Pense assim, o custo por clique te auxilia na hora de descobrir quanto custa fazer alguém a clicar no seu link, por isso ele é um grande ajudante na hora de monitorar o orçamento dentro do Adwords.

Ele auxilia a entender a qualidade do seu anúncio, o desempenho da sua página de destino e também a relevância das palavras-chave que você escolheu.

Se você tem um CPC cada vez menor, quer dizer que o seu retorno sobre o investimento (ROI) está aumentando, isso porque você está alcançando um número maior de internautas sem precisar investir mais dinheiro.

Taxa de rejeição

Como o nome já indica, ela mostra a rejeição da página linkada no anúncio. Ela significa que um internauta entrou na sua página e logo foi embora, devido ao conteúdo fraco que ele encontrou. Assim, você acabou de perder um visitante que explorou pouco o seu site.

Uma página eficiente é aquela que entrega todas as informações que o usuário precisa, assim você consegue realizar mais conversões. Se os usuários vão embora sem navegar pelo site, a taxa de rejeição aumenta e se torna preocupante.

Taxa de impressões

É obtida ao dividir o número de ocasiões que seus anúncios aparecem pela quantidade de vezes que as palavras-chave que você escolheu são procuradas no Google. Para entender essa métrica você deve levar em conta os seus anúncios não irão aparecer sempre para o público segmentado, isso vai depender do leilão das palavras-chave.

Essa métrica é importante porque ela mostra se os seus anúncios estão sendo interessantes para o público que você selecionou, se as palavras-chave foram bem escolhidas e se seu orçamento está de acordo com a campanha

Se a taxa de impressões estiver pequena você deve ficar alerta, isso mostra que há algo errado com o seu anúncio, por isso é importante estar de olho constantemente nessa métrica, com o intuito de melhorar seus resultados garantindo o sucesso que você espera dos anúncios.

Taxa de conversão

Ela pode ser considerada uma das mais importantes métricas por indicar a porcentagem de visitantes que foram convertidos em comparação com a quantidade do número de pessoas que visualizou a página de destino. Essa métrica tem uma ligação com o custo por conversão.

Você não vai querer pagar por vários cliques e tráfego que não terminam na ação que você deseja, certo? Uma alta taxa de conversão significa que o dinheiro que você gastou por clique está tendo um retorno nos seus lucros, algo que chamamos de ROI.

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Douglas Gaspar

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