Como investir no Google Adwords em 6 passos

Investir o Google Adwords é uma excelente opção para pequenas empresas que desejam aumentar a visibilidade do seu negócio. No entanto, criar e posicionar bem os anúncios certos pode representar um desafio para muitos empreendedores, principalmente porque uma campanha de sucesso é fruto de monitoramento e otimização constantes.

Para te ajudar a criar campanhas e anúncios matadores de links patrocinados, separamos, no post de hoje, 6 dicas de como investir no Google Adwords. Preparado? Acompanhe o passo a passo!

Por que investir no Google Adwords?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é o Google Adwords e porque montar um bom anúncio é indispensável para a sua campanha. Por meio de palavras-chave, o Google direciona anúncios que serão relevantes para quem está fazendo uma pesquisa por um determinado assunto.

Assim, o usuário encontra o que ele procura na hora que ele quer, o que é excelente para as empresas!

Você pode apresentar o seu negócio para diversas pessoas que não conheceriam ele de outra maneira — o que é sinônimo de mais vendas.

Mas para ter resultados com os links patrocinados, é preciso planejar e montar muito bem as suas campanhas. Para isso, vamos ao passo a passo:

1. Planeje a campanha

O planejamento engloba várias coisas. Primeiramente, é preciso calcular o orçamento disponível para a campanha: quanto você tem para investir no Adwords? Um dos pontos mais atrativos é que, mesmo com quantias baixas, é possível criar campanhas de sucesso.

Para definir um orçamento, pense no seu ticket médio e em quantos clientes seriam necessários para pagar o seu investimento. Se o seu ticket é de R$ 50,00, com 4 ou 5 clientes você teria um orçamento razoável para mostrar o seu negócio para milhares de oportunidades. Parece bom, não é mesmo?

Depois, pense no produto base da sua campanha. Você pode escolher uma linha e dividir depois. Suponhamos que a sua campanha é para vender botas masculinas. Dentro da campanha, é possível dividir entre botas de couro, botas para trekking, botas marrons, botas pretas e assim por diante.

2. Faça a pesquisa de palavras-chave

Agora é a hora de encontrar o termo que os usuários vão usar para encontrar seus anúncios. Uma dica de ouro é ficar longe das palavras-chave mais concorridas, porque elas são muito caras!

Prefira termos mais específicos, como “botas de trekking timberland para trilhas”. Além de qualificar o seu público, você vai pegar bem menos por cada clique.

Procure diversas palavras-chave relacionadas e também procure por termos negativos. Afinal, você não quer visitantes procurando por “botas de couro baratas”, certo?

3. Segmente o público

Não é preciso exibir o seu anúncio para todo mundo, é preciso exibir para as pessoas certas. A segmentação permite que você selecione o público que terá contato com a sua campanha. É possível segmentar por idade, sexo, localização, preferências, dispositivos usados para busca e outras características que o Google fornece.

Aproveite para definir o melhor horário e também o lugar em que os anúncios serão exibidos. Nem sempre a localização é utilizada pelos anunciantes, e esse é um erro que custa dinheiro!

4. Crie um anúncio matador

A qualidade do seu anúncio é um dos fatores utilizados pelo Google para definir quando ele será exibido. Portanto, crie os melhores!

Um bom anúncio começa pelo título: ele precisa ter a palavra-chave, ser direto e mostrar os benefícios da sua oferta. Se você está oferecendo descontos, crie títulos com esse desconto. “20% de desconto em botas de couro, só hoje!” é muito mais interessante do que “Loja de botas de couro”.

Descreva bem o seu produto e dê o máximo de detalhes possível no espaço que você tem (35 caracteres). Esse é um dos maiores fatores de ranqueamento do anúncio e também do clique do usuário.

Também é possível editar a URL (o endereço na web) de visualização. Prefira colocar URL’s curtas e diretas, sem o www, e que tenham a palavra-chave principal do seu anúncio. Por exemplo: lojadebotas.com.br/botas-de-couro.

5. Crie boas páginas de destino

A landing page, também conhecida como página de destino, é onde o seu usuário irá depois de clicar no seu anúncio. Ela também é avaliada pelo Google para ranquear seus anúncios.

Portanto, entregue a promessa que você fez no seu anúncio! Se havia uma promoção de 20%, não leve o usuário ate a sua página inicial, coloque-o direto na página do produto escolhido.

6. Integre seus anúncios com o Google Analytics

O Google Analytics pode parecer um bicho de 7 cabeças em um primeiro momento, mas ele é uma das principais ferramentas para entender se os seus anúncios estão gerando os resultados esperados.

Ele monitora todo o tráfego da campanha, quais anúncios tiveram o maior número de cliques, se os visitantes realmente realizaram uma compra e como está a saúde geral da campanha.

Além disso, é uma oportunidade de analisar os outros canais de comunicação da sua empresa (como sites e blogs), já que é possível acompanhar o tráfego e as de onde estão vindo os visitantes (por exemplo, das próprias campanhas de Adwords!).

Esse acompanhamento te ajuda a encontrar as páginas preferidas dos visitantes e ter boas ideias sobre qual conteúdo, produto ou oferta devem ter destaques nas suas campanhas de links patrocinados.

Investir no Adwords é uma solução muito viável para diversas empresas, principalmente se o seu negócio tiver um orçamento limitado para investir em marketing digital. Provavelmente, os seus concorrentes já saíram na frente e estão anunciando seus produtos no Google, é hora de fazer o mesmo. Não perca essa chance!

Se, por algum motivo, você não tem tempo para gerenciar seus próprios anúncios, considere contar com uma agência parceira especializada em como investir no Google Adwords. Além de ter toda a estrutura pronta para te atender, ela terá todo o tempo disponível para otimizar seus anúncios e garantir que os resultados cheguem!

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Douglas Gaspar

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