Como instalar um plugin dos mais de 40 mil plugins do WordPress

Como instalar um plugin dos mais de 40 mil plugins do WordPress

Você sabia que da para adicionar diversas funcionalidades em seu site, blog ou página WordPress com uma simples instalação de Plugins?

Neste artigo vou compartilhar com você o que é e como instalar um plugin no WordPress e ainda escolher a melhor opção para seu site.

Mas o que é um Plugin WordPress?

Uma explicação simples com poucas palavras é: uma maneira de ampliar as funções de seu site. Um plugin ira lhe oferecer uma função que por padrão não vem na instalação de seu WordPress.

Um bom exemplo disso é o Akismet, por padrão o WordPress não verifica comentários como spam, mas ao instalar ele já recomenda a ativação deste plugin.

Então caso você esteja precisando de uma nova função, você precisa que suas páginas sejam facilmente clonadas, copiadas ou como achar melhor. Esta opção não esta disponível no WordPress então ao fazer isso você pode pensar basta criar uma nova página e copiar e colar o conteúdo da outra…

Pode dar certo, mas vai te dar um grande trabalho. Ai entra os Plugins.

Você pode pesquisar dentro do seu próprio painel, por diversos Plugins e eles fazem de tudo são mais de 40mil opções, só no repositório oficial do WordPress.

Se você quiser uma explicação mais técnica do que é um plugin recomendo que leia a documentação oficial do WordPress. Clicando aqui você vai encontrar a página oficial em português.

Como instalar um Plugin em seu site WordPress?

Agora que você já sabe o que é um plugin a dúvida é, como instalar e qual escolher?

Existem basicamente três formas de instalar um plugin mas vamos abordar as duas mais usadas.

Instalando Plugins pelo próprio site.

 1 – No painel principal procura no menu esquerdo pela opção Plugins e clique em Adicionar novo.

Plugins

2 – Em seguida sera aberta uma página com os Plugins presente no repositório do WordPress. O repositório é um local onde ficam todos os Plugins, é como se fosse a biblioteca de Plugins do WordPress.

Repositório de Plugins
Repositório de Plugins

3 – Agora basta digitar o nome do plugin e clicar em instalar agora:

plugins wordpress

4 – Clique em instalar agora.

plugins wordpress

5 – Clique em Ativar Pluginplugins wordpress

Pronto seu plugin já pode ser usado.

Enviando o Plugin para o site

Outra forma de fazer isso é enviando o plugin no formato ZIP.

O formato zip é um formato de compressão de arquivos.

Todo plugin do WordPress deve estar neste formato para ser instalado.

Veja como é simples.

1 – Faça o download do seu plugin. Neste exemplo vamos demostrar com um plugin do repositório oficial, mas da mesma forma pode ser aplicada com Plugins de terceiro.

plugins

O plugin será baixado para sua máquina, no local que você escolher.

2 – Agora clique em “Adicionar novo” e em seguida e depois em “Fazer upload do plugin”:

plugins

3 – Envie o plugin baixado.

plugins

4 – Depois de ter selecionado o arquivo clique em instalar agora:

img9

5 – Basta esperar carregar a página e clicar em “ativar plugin”

plugins

A terceira forma de instalar um plugin é a mais complicada, pois requer um pouco de conhecimento técnico então se você não sabe instalar um plugin via FTP e deseja aprender deixa um comentário que posso até gravar um vídeo, mas estas as as formas mais rápidas e mais usadas.

Quais Plugins Escolher?

Sei o que é um plugin, sei instalar um plugin, mas existem mais de 40mil Plugins disponíveis, então como saber qual instalar.

1 – Não instale o que será pouco usado.

Por exemplo se você quer usar um efeito, em uma foto então instala um plugin só para esta foto, isso vai atrapalhar no desempenho do site, pois antes de começar a carregar o conteúdo da página o WordPress carrega os Plugins. então imagine um plugin ativo só para algo que só será exibido vez ou outra.

Outra vantagem de ter apenas Plugins necessários é que será mais fácil manter a manutenção, pois para manter seu site seguro é necessário sempre manter os sites e Plugins WordPress.

 

2 – Verifique o tempo de sua última atualização antes de instalar.

O WordPress é constantemente atualizado. Para evitar conflitos atualize seus Plugins, mas se ao instalar um plugin você ver a seguinte mensagem não instale.

img10

Essa mensagem diz que faz mais de dois anos que o plugin não é atualizado então logo você colocará seu site em risco, além de ter grandes chances de muita coisa não estar mais funcionando, pois acredite dois anos muda muita coisa.

3 – Teste

Sim existe diversos Plugins que fazem a mesma coisa, então para saber qual é o melhor não tem outro jeito a não ser testar.

Infelizmente testar pode levar tempo, e tempo é precioso, acompanhe o blog da dinamiza e siga nossas dicas para você saber quais Plugins estamos usando e quais nos recomendamos.

Se você quer ter uma ideia de seus primeiros Plugins ao intalar o WordPress? Então assista este vídeo 3 Plugins essenciais para ativar depois de instalar o WordPress.

No comentário abaixo deixa sua duvida sugestão de assunto e até o próximo post.

Douglas Gaspar

Olá, você está na parte mais linda do nosso porAtal, a área do design. Aqui comigo você vai aprender tudo sobre design para conversão, notícias, novidades
Fechar Menu