Como fazer uma pesquisa de palavras-chave para anunciar no Adwords

A escolha certa de palavras-chave é a base para uma boa campanha de anúncios no Google Adwords. Porém, para que se tenha sucesso com o Adwords,determinar as keywords deve ser uma tarefa alinhada a uma boa estratégia, embasada em dados precisos sobre o comportamento do público-alvo.

Mas por que tal prática é tão importante? Lembre-se de que o início de tudo está no que um usuário digita na caixa de texto ao fazer uma pesquisa. Sendo assim, entender quais termos o público mais utiliza atualmente é fundamental para que seus anúncios sejam ativados pelas pessoas certas.

E como fazer esse levantamento? Com tamanho dinamismo da internet, as estratégias devem ser feitas pensando no curto prazo? As palavras-chave mais utilizadas serão sempre as mais rentáveis? Neste artigo você terá acesso à respostas para essas e outras dúvidas acerca do Google Adwords. Quer obter resultados melhores com suas campanhas? Então, confira!

Palavras-chave populares ou muito específicas?

Muitos dos que estão iniciando no Google Adwords — e também em SEO — acreditam que os melhores termos são aqueles mais buscados pelo público em geral. Será que isso é mesmo verdade? Os conceitos de “cauda longa” podem responder a essa questão!

Head tail

Representa as palavras-chave mais abrangentes, geralmente utilizadas para completar um estágio de atração. Exemplo: uma floricultura utiliza palavras-chave como “flores” e “rosas”. Os termos são amplamente pesquisados no Google, o que poderá fazer o anúncio ser impresso diversas vezes para o público em geral.

Long tail

Diferente das head tail, palavras-chave long tail privilegiam os termos mais específicos. No exemplo da floricultura, o conceito da “cauda longa” pode significar a captação de pessoas mais propensas a comprar, utilizando termos como “menores preços de flores” ou “buquês para entrega em SC”.

Por outras palavras, as keywords long tail buscam um resultado que pode demandar mais tempo para chegar. Entretanto, o público que ativar o anúncio estará muito mais preparado para a compra do que a maioria que utiliza termos head tail.

Como são cobrados os anúncios no Google Adwords?

Ao definir uma estratégia e as palavras-chave que farão parte dela — sobretudo se elas são head ou long tail —, é sempre bom considerar os meios de cobrança para seus anúncios no Google Adwords.

Essa necessidade existe pelo seguinte detalhe: o seu negócio perderá muito dinheiro caso seu anúncio seja produzido para (ou clicado por) pessoas que não cogitam comprar seu produto. Portanto, é possível que algumas palavras-chave se mostrem muito arriscadas dependendo do tipo de cobrança:

Custo por clique (CPC)

O CPC, como o próprio nome já indica, significa que a cobrança será feita a cada clique em seu anúncio. Esses valores variam de acordo com o que você estabeleceu ao configurar sua campanha e, também, com os resultados dos leilões — que são feitos a cada pesquisa e determinam quais anúncios serão impressos por meio de uma avaliação.

Custo por impressão (CPM)

O CPM é um custo somado a cada mil impressões de cada anúncio. Isto é, a cada pesquisa feita pelos usuários em que o seu anúncio aparecer, uma impressão será calculada pelo Adwords e a cobrança será feita após atingir mil impressões.

Criar grupos de palavras-chave é importante

Quando as palavras-chave são colocadas de forma desorganizada, com todas inseridas numa mesma campanha, as próprias campanhas podem ser prejudicadas por alguns conflitos — uma palavra-chave completamente fora do contexto pode ativar um anúncio, por exemplo.

Portanto, organize grupos de anúncios no Google Adwords para que haja coerência no conteúdo de cada um. Assim, além de evitar conflitos você estará proporcionando uma grande melhoria nos aspectos organizacionais na plataforma do Adwords.

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Douglas Gaspar

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